Logo Artemisia Lab alimentação
Assinatura artemia Assinatura artemia

O Programa

O Artemisia Lab Alimentação é um programa de aceleração de curto prazo da Artemisia, realizado em parceria com a Fundação Cargill, que irá impulsionar negócios de impacto social com soluções inovadoras dentro do tema Alimentação.

Serão selecionados até 15 negócios em estágio inicial para uma jornada de 6 semanas. O programa conta com workshops presenciais e webinares (encontros online), tendo como base a metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia – pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil.

Sua startup tem uma solução que promove a alimentação saudável, acessível e sustentável e tem potencial de melhorar a saúde e qualidade de vida de milhares de brasileiros?

Inscreva-se aqui!

Para
quem é?

Buscamos empreendedoras e
empreendedores de todo o Brasil que
tenham negócios inovadores focados em no
setor de Alimentação.

Toda metodologia foi planejada para
potencializar soluções que já tenham um
protótipo desenvolvido, até negócios em
início de vendas, e que tenham potencial e
intencionalidade de gerar impacto social
positivo.

Confira os critérios de seleção

IMPACTO SOCIAL

Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à alimentação para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda (ou com potencial).

Perfil do empreendedor e equipe

Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possa ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

Estágio de maturidade

Startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de testes no mercado, até negócios no início de vendas.

Potencial de inovação

Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população brasileira de baixa renda.

Os(a) selecionados(as) terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos e conexão com outros(as) empreendedores(as) do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e Alimentação, com o objetivo de apoiar a fase de validação de seu produto/serviço com testes de premissas e hipóteses sobre seu negócio.

Ao final do programa, os participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais dentro da trajetória empreendedora e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto social no setor atuante.

POR QUE
PARTICIPAR?

Principais benefícios do programa

Icone 1

Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio e do(a) empreendedor(a).

Icone 2

Refinamento do impacto social da solução e apoio na formatação do modelo de negócio.

Icone 3

Acesso à curadoria de conhecimento – ferramentas e conteúdos - alinhada às necessidades do grupo de empreendedores(as).

Icone 4

Conexão com especialistas em negócios de impacto social e Alimentação (mentores da rede Artemisia e Fundação Cargill).

Icone 5

Capital semente de até R$ 20 mil e mentorias extras para até 3 negócios que se destacarem ao longo do programa.

CRONOGRAMA

  • INSCRIÇÕES | Até 22 de julho
  • Aviso aos selecionados | Até 13 de agosto
  • Workshops presenciais | 23 e 24 de agosto / 4 e 5 de outubro
  • Webinares temáticos | 5 e 19 de setembro
  • Acompanhamento destaques | De novembro a janeiro

O QUE BUSCAMOS

Buscamos startups com soluções que possam gerar impacto positivo dentro dos seguintes temas:

Acesso a Frutas

Acesso a frutas, verduras e legumes

Soluções que permitam que pessoas que vivem em locais que não possuem venda de frutas, verduras e legumes tenham meios de comprá-los a um valor acessível, podendo assim incorporá-los à rotina alimentar.

Acesso a Refeições

Acesso a refeições equilibradas

Negócios que ofereçam alternativas de refeições saudáveis para a população de menor renda de forma acessível geográfica e financeiramente.

Produção

Produção próxima ao consumidor

Aproximação do consumidor à produção, pelo plantio para consumo próprio ou para venda, ampliando o acesso da população de baixa renda a alimentos frescos e saudáveis nos centros urbanos e áreas periféricas.

Educação nutricional

Educação para uma alimentação saudável e equilibrada

Soluções que apoiem a capacitação de pessoas sobre alimentação saudável e com a possibilidade de multiplicar esse conhecimento.

Armazenamento

Armazenamento adequado para evitar perdas e desperdícios

Soluções que promovam o armazenamento correto dos alimentos para venda e consumo, diminuindo as perdas e o desperdício.

Apoio

Apoio à gestão pública

Negócios que incrementem as soluções públicas existentes, qualificando sua atuação e gerando dados que aumentem a transparência e permitam promover melhorias contínuas.

Prevenção

Prevenção e nutrição (saúde)

Soluções que incentivem hábitos saudáveis por meio do direcionamento para mudanças de rotina alimentar e suporte para a reeducação nutricional, com aproveitamento integral dos alimentos a um preço acessível.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável RELACIONADOS


  • Erradicação da pobreza
  • Erradicação da fome
  • Saude de qualidade
  • Consumo e produção
Logo Artemisia Lab alimentação

Você tem um negócio de impacto
social focado em alimentação e quer
ter sua solução potencializada?

Tese de
Impacto
Social em
Alimentação

A Artemisia, com o apoio da Fundação Cargill, elaborou a Tese de Impacto Social em Alimentação – estudo inédito que reúne informações sobre os desafios enfrentados na temática pela população de baixa renda no Brasil e pelo setor; e aponta as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva à sociedade.

Faça o download aqui

CORREALIZADORES

A Artemisia e a Fundação Cargill se uniram para apoiar uma nova geração de negócios de impacto social focados no tema Alimentação.

A Artemisia busca parcerias com organizações que compactuem com a visão de que negócios são capazes de melhorar a vida de milhares de pessoas e que são referências em seus setores de atuação de forma que possam potencializar o nosso trabalho de apoio aos de negócios de impacto social. A primeira edição do Artemisia Lab Alimentação conta com a parceria da Fundação Cargill, organização comprometida com o acesso à alimentação saudável, segura, sustentável e acessível à população.

Partilhamos a crença que negócios podem trazer inovações escaláveis para desafios enfrentados pela nossa sociedade. E acreditamos que, mais do que apoiar negócios em alimentação de forma isolada, é preciso colaborar com o fortalecimento setorial para alcançar a transformação necessária em nosso país.

Acreditamos que

Alimentação é um tema crítico para o desenvolvimento do país, pois está estreitamente ligado à melhoria da qualidade de vida e da saúde da sociedade.

A população de menor renda é a parcela que enfrenta as maiores barreiras para uma alimentação saudável e acessível.

Empreendedores(as) com soluções inovadoras e escaláveis podem fazer parte da resolução dos principais desafios do setor.

Logo Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 100 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br

Logo Carfill

Há mais de 45 anos, a Fundação Cargill atua de forma responsável em prol da mobilização e da transformação social do país, levando conhecimento para promover a qualidade de vida para mais de 50 mil pessoas por ano. A organização acredita na importância da disseminação do conhecimento e das práticas para uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, que vá do campo até a mesa do consumidor. Com essa premissa, a Fundação Cargill apoia e desenvolve projetos sociais nas comunidades onde a empresa está inserida. A Fundação conta com uma rede formada por funcionários voluntários, organizações não governamentais, institutos e associações para aumentar o nível de consciência sobre questões fundamentais relativas à alimentação saudável e equilibrada. www.alimentacaoemfoco.org.br

Faq

O que é o Artemisia Lab?

Artemisia Lab é um programa de aceleração de curto prazo desenvolvido pela Artemisia para impulsionar negócios de impacto social que estejam em estágio inicial – desde negócios com protótipos de suas soluções, até primeiras vendas. Tem por objetivo apoiar os(as) empreendedores(as) a avançarem em um curto período de tempo, fortalecerem seu modelo de negócio e ampliarem as possibilidades de geração de impacto social.

O programa – que tem uma metodologia exclusiva pensada para os principais desafios do início da jornada empreendedora - conta com edições temáticas co-realizadas com organizações referências em suas áreas de atuação para apoiar negócios em setores críticos ou regiões geográficas em que o número de negócios ainda é incipiente, frente aos desafios de nossa sociedade.

Dessa forma, o Artemisia Lab é um instrumento para a apoio a uma nova geração de negócios de impacto social que contribuem com soluções voltadas aos principais desafios dentro de um setor crítico para o desenvolvimento da população de menor renda do Brasil. A intenção é que no médio/longo prazo estes negócios em estágio inicial apoiados pelo programa estejam fortalecidos, podendo assim, escalar suas soluções e impactar milhares de pessoas de baixa renda no Brasil.

Durante cada edição do Artemisia Lab, identificamos negócios dentro de tema e/ou região, selecionamos aqueles com soluções mais adequadas à proposta do programa e oferecemos ferramentas e conhecimento para que avancem mais rapidamente. Os(as) empreendedores(as) participam de encontros presenciais e webinares e são conectados a mentores altamente qualificados, especialistas de negócios e setoriais, além de outros empreendedores do setor.

O Artemisia Lab: Alimentação é a edição 2018 realizada em parceria com a Fundação Cargill, que tem como objetivo fortalecer startups com soluções inovadoras focadas na temática 'alimentação' com intencionalidade de impactar a população de baixa renda.

Os encontros presencias do programa acontecem em São Paulo/SP, nos dias 23 e 24 de agosto; e 4 e 5 de outubro.
Basta preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de julho, com o máximo de informações sobre seu negócio. Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemisia até 13 de agosto. Para garantir a vaga no programa, os(as) empreendedores(as) selecionados(as) deverão confirmar a participação até 24 horas após o envio do resultado oficial.
Não. Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, mas buscamos empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil.
A participação no Artemisia Lab é gratuita. Os custos são subsidiados pelas organizações apoiadoras. Em contrapartida, os empreendedores(as) participantes devem enviar indicadores internos de seus negócios para monitoramento da Artemisia pós programa. O objetivo da ação é acompanhar o desenvolvimento dos negócios após passagem pelo programa. Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.
Sim. O Artemisia Lab é focado em empreendedores(as) que já tenham negócios em andamento. Buscamos startups em estágio de validação de produto/serviço - com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de testes no mercado - até negócios no início de vendas. Não serão aceitas ideias.

Impacto social: Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à alimentação para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda (ou com potencial).

Perfil do(a) empreendedor(a) e equipe: Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala: Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possa ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

Estágio de maturidade: Startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de testes no mercado, até negócios no início de vendas.

Potencial de inovação: Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população brasileira de baixa renda.

É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencialmente.

Até três negócios que se destacarem no programa poderão receber mentorias extras e capital semente de até R$ 20 mil reais cada.
Não há previsão de edições em diferentes cidades.