Sobre o programa

O Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé é um programa correalizado pela Natura e Artemisia, com objetivo de apoiar empreendedores da região Amazônica que tenham soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serão selecionadas até 25 startups para um processo de pré-aceleração, onde os empreendedores passarão por uma imersão de alto impacto, no qual trabalhamos o Modelo de negócio e refinamento do impacto socioambiental.

Seu negócio tem uma solução de impacto socioambiental, que apoia a economia da Floresta em Pé? Inscrições encerradas!

Para quem é?

Buscamos negócios inovadores com soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira os critérios de seleção:

pin_drop

Localização

Negócios da região Amazônica ou provenientes de outros estados, mas com foco no contexto da região (soluções que tenham potencial de serem aplicadas na Amazônia).

terrain

Potencial de Impacto Socioambiental

Negócios que ofereçam produtos e serviços pautados na riqueza da sociobiodiversidade gerando impacto positivo na economia e desenvolvimento da região Amazônica.

people

Perfil do empreendedor e equipe

Empreendedores que valorizam e que buscam o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, com experiência ou atuação relacionadas à sociobiodiversidade e à economia de floresta em pé.

timeline

Estágio de maturidade

Startups com protótipo ou produto desenvolvido, em fase de testes no mercado, até soluções validadas no mercado, em fase de primeiras vendas ou expansão.

trending_up

Potencial de inovação

Soluções capazes de potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região Amazônica de forma disruptiva, sustentável e inovadora.

Por que participar?

O programa foi elaborado para alavancar a nova geração de negócios sustentáveis para região Amazônica. Para isso, os empreendedores selecionados terão acesso a ferramentas inovadoras, conexão com outros empreendedores da região e mentorias com equipe robusta de especialistas em seus setores e em negócios de impacto social.

Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais dentro da trajetória empreendedora e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto socioambiental na região.


Principais benefícios do programa:

filter_1 Acesso a mentores da rede Artemisia e Natura
filter_2 Metodologia de pré-Aceleração da Artemisia
filter_3 Conexão com outros empreendedores da região
filter_4 Vivência em comunidade local
filter_5 Mentorias pós-programa para até 3 negócios destaques.

Cronograma

date_range

Inscrições

de 12/set a 02/Out

date_range

Aviso aos selecionados

17/out a 19/out por e-mail

date_range

Workshop pré-aceleração

21/11 a 25/11 em Benevides/PA

Setores

Os critérios de seleção para os negócios serão realizados conforme os Eixos Setoriais que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):

ODS

Fome Zero
Saúde e Bem Estar

Potenciais soluções

  • Soluções que ampliem a agricultura orgânica na região
  • Soluções que promovam a educação alimentar dos consumidores
  • Soluções que aumentem a produtividade dos agricultores familiares, de modo a oferecerem mais produção para o mercado, reduzindo a extrema insegurança alimentar e a fome
  • Soluções que ampliem a oferta de médicos na região
  • Soluções que ampliem o acesso a tratamentos e medicamentos
  • Soluções que adequem os hábitos diários de modo a prevenir ou que reduzem a possibilidade do desenvolvimento de doenças, em especial as crônicas

ODS

Fome Zero

Potenciais soluções

  • Soluções que eduquem a população local e capacitem-na para que novos meios de geração de renda substituam o ciclo econômico do desmatamento
  • Soluções que potencializem o monitoramento e o combate ao desmatamento
  • Soluções que reduzam custos logísticos, de modo a viabilizar economicamente atividades econômicas sustentáveis na região, colaborando para a redução da emissão de gases poluentes
  • Soluções que promovam o manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento e aumentem a capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentáveis

ODS

Indústria, Inovação e Infraestrutura
Consumo e Produção

Potenciais soluções

  • Soluções que potencializem o conceito de bionegócio, isto é, a incorporação de matéria-prima da biodiversidade amazônica que agregue valor ao produto final de forma sustentável
  • Soluções que assegurem padrões de produção e de consumo sustentáveis
  • Soluções que viabilizem o alcance do manejo ambientalmente saudável
  • Soluções que reduzam substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso
  • Soluções que potencializem a simbiose produtiva, de modo a proporcionar a destinação final de resíduos sólidos de modo ambientalmente correto

ODS

Educação de Qualidade

Potenciais soluções

  • Soluções que promovam e ofereçam a educação da floresta à população rural, incluindo práticas inovadoras de contra turno escolar, potencializando o aprendizado e engajamento do indivíduo
  • Soluções que aproxiem as famílias da realidade escolar, de modo a reduzir a distância entre as instituições de ensino e a realidade do aluno
  • Soluções que tornem as práticas pedagógicas mais atrativas e alinhadas aos interesses do aluno da região amazônica
  • Soluções que apoiem a qualificação contínua e o engajamento do profissional de ensino, focando nas necessidades específicas dos profissionais da região, como o ensino em classes multisseriadas, aulas em formato modular e baixo nível de recursos

ODS

Água Potável e 
						Saneamento
Energia Limpa e 
						Acessível
Cidades e Comunidades Sustentáveis

Potenciais soluções

  • Soluções que assegurem a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento, aumentando substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores, assegurando as retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez de água
  • Soluções que complementem as ações do Minha Casa Minha Vida para famílias de 0 a 6 salários mínimos, oferecendo ou melhorando moradias
  • SOluções que ofereçam inovações para melhorar e infraestrutura e que atendam à demanda de serviços básicos, principalmente em regiões rurais
  • Soluções de energia renováveis, em especial, fotovoltaica, eólica, de biomassa
  • Soluções que capacitem profissionais da região, de modo a facilitar a implementação da infraestrutura, garantindo manutenção e serviços a custos menores para fornecedores
  • Soluções que ofereçam acesso a redes e à conectividade, via internet, telefonia, rádio ou outros meios de comunicação eficiente

FAQ

O Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé é um programa correalizado pela Natura e Artemisia, para apoiar empreendedores da região amazônica com soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serão selecionadas até 25 startups para um processo de pré-aceleração, onde os empreendedores passarão por uma imersão de alto impacto, no qual serão trabalhados o modelo de negócio e refinamento do impacto socioambiental.

O programa contará com uma formação presencial em Benevides/Pará do dia 21 de novembro até 25 de novembro.

A Natura cobrirá os custos de hospedagem, deslocamento e alimentação relacionados ao programa.

Preencha o formulário de inscrição até o dia 02 de Outubro. O resultado será enviado por e-mail.

Aguarde. Entraremos em contato até o dia 19 de outubro por e-mail com o resultado do processo seletivo.

Não serão oferecidas avaliações em relação aos negócios inscritos, mas todos os empreendedores receberão retorno se foram aprovados ou não.

Não, o empreendedor pode ser de outras regiões do Brasil. Porém, seu negócio deve ter uma solução de impacto socioambiental, que seja aplicável à região Amazônica, dentro dos critérios de seleção.

A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante indicar no formulário sobre o(s) outro(s) sócio(s).

Sim. Serão selecionadas startups com protótipo ou produto desenvolvido, em fase de testes no mercado, até soluções validadas no mercado, em fase de primeiras vendas ou expansão.

Buscamos negócios inovadores com soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro dos seguintes critérios:

Localização: Negócios da região amazônica ou provenientes de outros estados, mas com foco no contexto da região (soluções que tenham potencial de serem aplicadas na Amazônia).

Potencial de Impacto Socioambiental: Negócios que ofereçam produtos e serviços pautados na riqueza da sociobiodiversidade gerando impacto positivo na economia e desenvolvimento da região Amazônica.

Perfil do empreendedor e equipe: Empreendedores que valorizam e que buscam o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, com experiência ou atuação relacionadas à sociobiodiversidade e à economia de floresta em pé.

Estágio de maturidade: Startups com protótipo ou produto desenvolvido, em fase de testes no mercado, até soluções validadas no mercado, em fase de primeiras vendas ou expansão.

Potencial de inovação: Soluções capazes de potencializar o desenvolvimento socioeconômico da Região Amazônica de forma disruptiva, sustentável e inovadora.

Serão selecionados até 25 negócios para o processo de pré-aceleração.

Natura e Artemisia se uniram para apoiar uma nova geração de negócios de impacto socioambiental na Amazônia.

O objetivo do programa é apoiar a real vocação da Amazônia para o desenvolvimento da economia da ‘floresta em pé’, transformando desafios socioambientais em oportunidades para o desenvolvimento local por meio de negócios de impacto socioambiental.

Sobre a parceria

Natura e Artemisia se uniram para fomentar uma nova geração de negócios de impacto socioambiental na Amazônia. O programa busca apoiar a real vocação da Amazônia para o desenvolvimento da economia da ‘floresta em pé’, transformando desafios socioambientais em oportunidades para o desenvolvimento local por meio de negócios de impacto socioambiental.

Sobre a Natura

Logo Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma das líderes do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil. Por meio de seus negócios, a empresa tem como compromisso gerar valor para toda a sua rede de relações e criar impacto positivo para a sociedade como um todo. Em 2014, tornou-se a primeira companhia de capital aberto do mundo a alcançar a certificação B Corp, que reúne empresas que aliam desenvolvimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Em 2016, foi a primeira empresa da América Latina a calcular seus impactos no meio ambiente, por meio da metodologia EP&L. Através do Programa Amazônia, a Natura contribui para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a região, mais inclusivo e sustentável, que valorize a “floresta em pé” e acolha seus habitantes, tendo o uso sustentável da sociobiodiversidade amazônica como estratégia principal.

Sobre a Artemisia

Logo Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Nossa missão é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.

By Epic Digital