Ford Motor Company Fund Artemisia
Ford Motor Company Fund

Artemisia e Ford Fund se unem para apoiar uma nova geração
de negócios de impacto social com inovações em mobilidade

conheça os selecionados

Sobre o Programa

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade é um programa de aceleração de curto prazo correalizado pela Artemisia e Ford Fund com o objetivo de fortalecer startups com soluções inovadoras e com potencial de impacto social no tema mobilidade.

Serão escolhidas até 20 startups em estágio de validação de produto/serviço (no mínimo protótipo desenvolvido, até inicio de vendas), que participarão de uma jornada de 5 semanas com base na metodologia exclusiva da Artemisia, para fortalecimento do modelo de negócio e refinamento do impacto social.

Você tem um negócio inovador em mobilidade que pode melhorar o acesso, a autonomia e a qualidade de vida de milhares de brasileiros de baixa renda? conheça os selecionados

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e
promover uma sociedade mais saudável e autônoma”

Para quem é

Buscamos empreendedores(as) com negócios inovadores focados em mobilidade que estejam em etapa de validação de produto/serviço - no mínimo com protótipo desenvolvido, até início das vendas - e que tenham potencial de gerar impacto social em larga escala. As soluções devem estimular o uso de fontes de energia limpa e sustentável e/ou contribuir para a redução de impactos ambientais negativos.

Confira os critérios se seleção

Impacto
social

Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à mobilidade para melhorar o acesso e a qualidade de vida da população de baixa renda (ou com potencial).

Perfil do(a) empreendedor(a) e equipe

Empreendedores(ras) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de
escala

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções escaláveis, com potencial de atender milhares de pessoas das classes CDE.

Estágio de
maturidade

Startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de testes no mercado, até negócios em operação, no início de vendas.

Potencial de
inovação

Capacidade de entregar soluções inovadoras relacionadas à mobilidade para melhorar o acesso e a qualidade de vida da população de baixa renda brasileira.

Por que participar

Principais benefícios do programa

O programa irá fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social no setor de mobilidade. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – profissionais que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.

Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos para que avancem no desenvolvimento de seu negócio e estejam mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio

Formatação do modelo de negócio

Refinamento do impacto social (de forma transversal em todos os conteúdos do programa)

Conexão com especialistas em negócios de impacto social e mobilidade (mentores da rede Artemisia e Ford)

Conexão com outros empreendedores(as) da rede Artemisia

Acesso a ferramentas e conteúdos alinhados às necessidades do grupo de empreendedores(as)

Capital semente doado pela Ford Fund e mentorias pós-programa para até 3 negócios destaques

Cronograma

  • Inscrições até 24/setembro
  • Aviso aos Selecionados até 16 de outubro
  • Workshops presenciais1º - 26 e 27 de outubro
    2º - 30/novembro e 01/dezembro
  • Webinars (encontros virtuais temáticos) | entre outubro e novembro

O que buscamos

Mobilidade é uma das pautas mais urgentes para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

O tema tem relação com o direito de ir e vir, autonomia, acesso e qualidade de vida - condições básicas para o desenvolvimento da população. Ao olhamos a realidade do Brasil, as dificuldades de acesso afetam, principalmente, a população de baixa renda.

Nas áreas periféricas, mesmo nas principais metrópoles, famílias de classes CDE enfrentam dificuldades de acesso a itens essenciais, como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego, devido a obstáculos financeiros, logísticos e até mesmo de segurança.

Para problemas complexos, acreditamos na força de modelos de negócios, que por meio de produtos/serviços inovadores e adequados à realidade desse público (de áreas urbanas ou rurais), podem apoiar a resolução desses desafios de forma escalável. Por isso, buscamos negócios em mobilidade com impacto social positivo para população de menor renda com soluções voltadas para:

Desafios

  • As viagens para acessar o transporte coletivo são mais longas do que para acessar um tipo de transporte individual nas favelas do Rio de Janeiro
  • O acesso a meios de transporte motorizados possui correlação direta com o nível de renda e de escolaridade.
  • O número de viagens de transportes ativos (a pé ou bicicleta) em comunidades é maior do que a média das cidades brasileiras. Isso ocorre devido à restrição de acesso a outros modais

Potenciais Soluções

  • Serviços de carros privados/motorista particular que acessem áreas periféricas ou não atendidas pelos serviços atuais
  • Novos meios de transportes adequados à demanda da população de menor renda
  • Serviços de transporte coletivos alternativos ao público (ex. ônibus fretado)

Desafios

  • Em São Paulo, o tempo de deslocamento entre casa e trabalho para mais de 5,5 milhões de profissionais é de duas horas e 12 minutos, sendo que as que mais sofrem com tempo de deslocamento são as que moram em periferias urbanas
  • 2/3 das pessoas mudaria ou talvez mudasse de emprego, se o novo trabalho fosse perto de casa, mesmo se isso acarretasse em redução de cargo ou salário
  • Pessoas de baixa renda gastam mais com transporte, enquanto percentual de sua renda

Potenciais Soluções

  • Soluções que reduzam o tempo/custo do deslocamento do trabalhador entre casa e trabalho
  • Plataforma de planejamento e controle de viagens
  • Soluções com georreferenciamento e big data para reduzir trajetos recorrentes (Ex.casa>trabalho)
  • Soluções que permitam o compartilhamento de transportes (ex. carros compartilhados, locação de bicicletas)

Desafios

  • O custo do serviço de transportadoras para o fornecimento de produtos aos comerciantes localizados em “áreas de risco” – destinos onde há menor segurança e consequentemente maior risco de extravio ou furto das mercadorias no ato da entrega – é mais elevado, acarretando em reduções de margens do pequeno varejista ou aumento dos preços aos consumidores na região.

Potenciais Soluções

  • Soluções que, por meio do transporte, reduzam o custo de aquisição de produtos para pequenos comerciantes
  • Soluções que reduzam o número de atravessadores na cadeia de produção
  • Soluções que ampliem e otimizem a distribuição de produtos de empreendedores de comunidade

Desafios

  • 54,8% das pessoas com algum tipo deficiência física utilizam o transporte público com meio de locomoção em São Paulo.² No entanto, a questão do transporte coletivo adaptado às pessoas com deficiência ainda está aquém do necessário.³
  • 92,4% dos prédios das prefeituras brasileiras não possuem área especial para embarque ou desembarque de pessoas com deficiências e 96% não possuem piso tátil. 61,3% não possuem rampas para acesso.
  • 77% das mulheres têm medo ao esperar o transporte público. Em Heliópolis, São Paulo, e no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, os números são acima da média geral: 92% (SP) e 91,1% (RJ) respectivamente têm medo de esperar sozinhas pelo transporte.4
  • No total, 43% de todas as mulheres perguntadas já sofreram algum tipo de assédio sexual dentro do transporte público.

Potenciais Soluções

  • Aplicativos ou wearables que aumentem a segurança de públicos vulneráveis (mulheres, crianças, idosos) em seus trajetos
  • Soluções que promovam mobilidade a pessoas com deficiências e/ou dificuldades de locomoção (pessoas com deficiência visual, cadeirantes, idosos, entre outros)
  • Soluções que aumentem a segurança de profissionais que utilizam o transporte como forma de renda (ex. prevenção de acidentes para motociclistas, prevenção de roubo de cargas para caminhoneiros)

Desafios

  • As famílias de baixa renda, de um modo desproporcional (às famílias de rendas mais elevadas), escolhem escolas para minimizar os encargos financeiros e logísticos associados com o transporte.¹
  • As famílias de baixa e média renda escolhem consistentemente escolas e atividades extracurriculares que podem acessar com segurança e, portanto, o conjunto de opções “acessíveis” é significativamente menor para os alunos de famílias mais pobres que não têm acesso a transporte particular e não podem pagar o transporte público.¹
  • 90% dos pais com renda baixa e média acreditam ser importante frequentar aulas extras e cursos de idiomas. No entanto, menos de 20% de seus filhos fizeram esses tipos de cursos nos últimos 12 meses. Grande parte desta lacuna pode ser explicada por obstáculos financeiros e logísticos ao acesso¹
  • Para a resolução das iniquidades no acesso em saúde há necessidade de criação de instâncias intersetoriais, para além do campo da saúde, dentre elas a melhoria do transporte.

Potenciais Soluções

  • Soluções que permitam o acesso mais eficiente a produtos essenciais (medicamentos, alimentos) em comunidades. Ex. uso de drones para entregas, centros de distribuição local
  • Espaços móveis que permitam o atendimento médico em regiões remotas
  • Soluções que ampliem a segurança no deslocamento de estudantes aos locais de ensino
  • Serviços de atendimento emergenciais (ex. gerenciamento de frotas de Ambulância)

Desafios

  • O crescimento desordenado de cidades aliado a uma baixa preocupação em distribuir as facilidades urbanas no território do município acarreta na formação de áreas e bairros informais, onde há um menor valor na terra, induzindo a concentração de populações de menor renda. A alta demanda por produtos e serviços de infraestrutura básicos, em especial por transporte público. Com isso, a alta concentração de pessoas em periferias e a presença de centros urbanos com infraestrutura subutilizada acaba comprometendo a mobilidade das pessoas no espaço urbano, uma vez que é necessário um maior número de viagens e maiores distanciais a serem percorridas.
  • “Sendo a mobilidade centrada nas pessoas, o conhecimento das demandas de mobilidade dos usuários só pode ser mais bem trabalhado através de canais permanentes de participação efetiva dos diversos setores da população. A garantia da participação da população nos assuntos relacionados à coletividade representa muito mais que o respeito à legislação em vigor: é um meio efetivo de construção da cidadania.”

Potenciais Soluções

  • Plataformas de apoio à gestão pública com participação popular
  • Plataforma de gestão de faróis para serviços de emergência (ex. Ambulâncias)
  • Soluções que permitam redesenho de espaços públicos para aumentar a mobilidade das pessoas
Ford Motor Company Fund

Se seu negócio tem uma solução inovadora em mobilidade com potencial de gerar impacto positivo no dia a dia de milhares de brasileiros

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FAQ

O que é o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade?

O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade é um programa, correalizado pela Ford Fund e Artemisia, que irá identificar, selecionar e apoiar até 20 startups - em fase de prototipagem ou validação de produto, até início de vendas – para um processo de aceleração de curto prazo com metodologia exclusiva da Artemisia.

A proposta do programa, que tem duração de 5 semanas, é apoiar empreendedores com soluções inovadoras e com potencial de impacto social em larga escala. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – profissionais que apoiarão a formatação de modelos de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.

Quando e onde ocorrerão os workshops?
Os workshops presenciais do programa acontecem em São Paulo/SP, nos dias 26 e 27 de outubro; 30 de novembro e 01 de dezembro.
Como faço para me inscrever?

Basta preencher o formulário de inscrição até o dia 17 de setembro. A etapa de inscrições é eliminatória, por isso envie o máximo de informações sobre seu negócio.

Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemisia até 16 de outubro.

Para garantir a vaga no programa, os(as) empreendedores(as) selecionados(as) deverão confirmar a participação até 24 horas após o envio do resultado oficial.

Eu preciso ser de São Paulo para participar?
Não. Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, mas buscamos empreendedores(as) de todo o Brasil.
Qual o valor para participar do programa?

A participação no Ford Fund Lab é gratuita. Os custos do programa são subsidiados pelas organizações correalizadoras.

Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.

Tenho um negócio junto com um(a) sócio(a), como devemos nos inscrever?
A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre o(s) sócio(s). Caso o negócio seja selecionado, poderão participar até 2 empreendedores(as) de cada negócio.
Tenho um negócio junto com um(a) sócio(a), como devemos nos inscrever?
A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre o(s) sócio(s). Caso o negócio seja selecionado, poderão participar até 2 empreendedores(as) de cada negócio.
Eu preciso ter um negócio em andamento para participar?
Sim. O Ford Fund Lab é focado em empreendedores(as) que já tenham negócios em andamento – com base tecnológica ou não. Buscamos startups em estágio de validação de produto/serviço - com protótipo ou produto/serviço desenvolvido em fase de testes no mercado - até negócios já em operação, em início de vendas.
Quais os critérios de seleção?

Impacto social – Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à mobilidade para melhorar o acesso e a qualidade de vida da população de menor renda (ou com potencial).

Perfil do empreendedor e equipe – empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala: Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções escaláveis, com potencial de atender milhares de pessoas das classes CDE

Estágio de maturidade: Startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de testes no mercado, até negócios em operação, no início de vendas.

Potencial de inovação - Capacidade de entregar soluções inovadoras relacionadas à mobilidade  para melhorar o acesso e a qualidade de vida da população de baixa renda brasileira.

É essencial a disponibilidade de, pelo menos, um representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencialmente.

O que é oferecido para os negócios que se destacarem no programa?
Três dos negócios participantes serão selecionados para receber a doação de 6.600,00 dólares* do Ford Fund como capital semente. As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do capital semente. Mais detalhes serão divulgados posteriormente. Os destaques também receberão mentorias pós-programa. *o valor em reais seguirá a cotação do dólar quando ocorrer o recebimento do câmbio pela Artemisia, com dedução do IOF.
Há a possibilidade do programa acontecer em outra cidade?
Não há previsão de edições em diferentes cidades.

Sobre a parceria

Ford Fund e Artemisia se uniram para apoiar uma nova geração de negócios de impacto social com inovações eficazes em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda.

As organizações compartilham a visão que negócios podem trazer inovações escaláveis para promover o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida à população de baixa renda. E acreditam que, mais do que apoiar negócios em mobilidade de forma isolada, é preciso colaborar com o fortalecimento setorial destes negócios e sua interação com a sociedade para alcançar a transformação necessária para o país.

Ford Motor Company Fund

FORD

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.
http://www.ford.com.br.

FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES

O Ford Motor Company Fund and Community Services trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade. O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company. Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção, que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante. A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars, Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários. O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo.
http://community.ford.com.

Artemisia

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; possui atuação nacional e escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br