Habitação Manifesto

  • A COALIZÃO
  • EMPREENDEDORISMO
  • CONTEÚDOS E TESE DE IMPACTO

Realizadores:

Parceiros:

Apoiadores:

HABITAÇÃO: A FAÍSCA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A moradia digna está intrinsecamente associada à possibilidade de uma vida melhor. As condições e a localização da casa têm impacto direto na saúde, na qualidade de vida e no acesso a oportunidades de desenvolvimento na formação educacional e empregabilidade. Como direito humano fundamental, morar tem uma abrangência bem maior do que ter uma residência; interfere, diretamente, na relação do cidadão com a cidade. De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o déficit habitacional no Brasil cresceu 7% nos últimos 10 anos, atingindo o patamar de 7,7 milhões de unidades em 2017; a avaliação da qualidade das construções mostra que 11 milhões de residências são inadequadas e demandam melhorias para atingir níveis ideais de habitabilidade, segundo a Fundação João Pinheiro. Um olhar profundamente empático para os números revela que milhões de brasileiros estão sem acesso a políticas públicas; não possuem condições adequadas para viver e explorar o próprio potencial.

Há mais de uma década, a Artemisia passou a estudar o setor e a liderar um movimento que enxerga a habitação como uma faísca para a transformação social. Com essa premissa propositiva de mudar o cenário de escassez de dignidade para abundância de soluções, a organização reuniu parceiros; esse encontro resultou numa coalizão em prol da melhoria habitacional para a população em situação de vulnerabilidade econômica. Gerdau, Tigre, Instituto Vedacit e Votorantim Cimentos – com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), da CAIXA, do negócio de impacto social Vivenda e da Habitat para a Humanidade Brasil – estão construindo uma nova narrativa para um antigo problema social.

LEIA NA ÍNTEGRA

POR QUE NOS UNIMOS

“O desafio nos muitos contextos da habitação é a estruturação de sistemas, que hoje são muito desconectados. Esse trabalho para estruturar – sobretudo, pensando na moradia digna para pessoas das periferias –, não pode ser feito sozinho; é um jogo que precisa de atores de distintos campos. A coalizão coloca diferentes atores à mesa, com diferentes expertises, para fazer essa agenda avançar.”

FERNANDO ASSAD | COFUNDADOR DA VIVENDA

“Devemos trabalhar para formar novos talentos com a capacidade de olhar os problemas habitacionais com empatia e como oportunidades para empreender com impacto social positivo. E isso dialoga com a constatação do déficit qualitativo. A percepção que o problema está na qualidade das habitações é um grande aprendizado.”

MAURE PESSANHA | DIRETORA-EXECUTIVA DA ARTEMISIA

“A construção da coalizão e as conquistas que tivemos nos últimos anos já constituem um paradigma quebrado. Juntamos as principais indústrias ligadas à construção civil e, juntos, estamos trabalhando para gerar um impacto social positivo.”

GUSTAVO WERNECK | CEO DA GERDAU

“Vivemos em um país com muita desigualdade, que foi evidenciada com a pandemia. Não só no aspecto da qualidade da moradia, mas de acesso à água, ao saneamento básico. Mas, que podem ser endereçadas pelos negócios de impacto social.”

MARCOS BICUDO | CEO DA VEDACIT

“É importante termos uma visão sistêmica a partir da casa. Em uma casa insalubre, a criança não tem um quarto para estudar; quando tem, esse espaço não tem janelas e é úmido; mofado. Com a doença respiratória que ela pode desenvolver, vai passar mais tempo indo ao posto de saúde ou ao hospital do que à escola. A pandemia puxou essa reflexão.”

LUÍS FERNANDO GUGGENBERGER | HEAD DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA VEDACIT

“Como cidadãos, queremos deixar um legado. Na sociedade, muitas vezes, há uma discussão sobre o que é responsabilidade direta das empresas e o que deveria ser de governos. Se entrarmos nessa rota para fazer apenas o necessário, a sociedade avança menos. Todos nós, juntos, temos que lidar com o problema da habitação.”

ÁLVARO LORENZ | DIRETOR TÉCNICO E DE SUSTENTABILIDADE GLOBAL DA VOTORANTIM CIMENTOS

“Um dos aprendizados de estar na coalização é pensar no ecossistema como um todo. Olhar para a casa como parte de um sistema que envolve questões como o território. Ela está inserida em um contexto amplo, complexo e histórico.”

PRISCILLA ALVARENGA | HEAD DA ÁREA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DA VOTORANTIM CIMENTOS

“No futuro, teremos o humano como centro de tudo, ou seja, as relações não serão mais B2B ou B2C, sim H2H (Humano para Humano). A transformação cultural será necessária para um ambiente mais colaborativo, com muita cocriação e sempre em comunidade. Esse é o caminho!”

PATRICIA BOBBATO | HEAD DE PESSOAS, COMUNICAÇÃO INTERNA E SUSTENTABILIDADE DA TIGRE

“O que é uma casa? É uma célula pequena. Muitas casas juntas formam uma cidade. A casa está para a célula do corpo humano, assim como a cidade está para o tecido humano. Se temos células cancerígenas, qual será a qualidade desse meu tecido? Tenho que tratar as células insalubres e doentes para que eu tenha uma cidade inteligente, saudável.”

JORGE MOURA | ARQUITETO E URBANISTA; ASSESSOR DA COMISSÃO DE POLÍTICA PROFISSIONAL DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL (CAU-BR)

“A questão dos problemas sociais passa muito pela missão de gerar valor aos clientes e à sociedade; não há desenvolvimento sustentável sem cuidar das pessoas.”

MORENNO DE MACEDO | GERENTE-EXECUTIVO DE PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS DA CAIXA

“Muitas vezes, se esquece que a moradia adequada é base para que uma família tenha boa condição de saúde; para que uma criança possa se desenvolver bem física e intelectualmente; para a proteção dos familiares e para uma vida mais confortável. A coalizão vem fortalecer este ecossistema de organizações que trabalham pela moradia adequada, buscando atender a esta demanda tão premente”

MÁRIO VIEIRA | DIRETOR-EXECUTIVO DA HABITAT PARA A HUMANIDADE BRASIL

CONTEÚDOS

Image

Tese de Impacto
Social em Habitação

Os principais desafios que a população em situação de vulnerabilidade econômico no Brasil enfrenta no tema e como negócios de impacto social podem trazer melhorias às vidas dessas pessoas.

Como a Vivenda mudou seu negócio para dar escala a reformas de moradias populares

Referência em negócio de impacto, startup fundada em 2014 deixará de executar obras e, via marketplace, passará a conectar clientes a 'Vivendinhas'.

Vivenda lança programa de aceleração para negócios e profissionais de habitação

Vivenda criou uma metodologia para escalar o impacto social de negócios e profissionais no setor de habitação pelo Brasil. O foco é apoiar a redução do déficit quantitativo, que hoje somam 11 milhões de casas insalubres.

Novos arranjos na habitação dão escala a negócios de impacto social

Arquitetos da Vila, Abra Arquitetura, Arquitetura Faz Bem, Construnir, DonaObra e Eficiobra são os negócios de impacto em habitação que estão sendo homologados e acelerados em nova iniciativa da Vivenda.

Quando a residência vira um risco à saúde da população vulnerável

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a mensagem para ficarmos em casa é propagada como uma das principais estratégias para conter o avanço da doença.

A habitação adequada como faísca da transformação social

O sonho de contribuir para que os brasileiros possam viver com dignidade e poder de escolha passa pelo apoio a novas iniciativas empreendedoras no setor de habitação.

Conceito que vai além de quatro paredes, moradia tem abismo de oportunidades no País

A moradia tem um papel fundamental na vida das pessoas: as condições e a localização da casa têm impacto direto na saúde, na qualidade de vida e no acesso a oportunidades.

Novas tecnologias viram aliadas no combate à pobreza energética

O conceito de pobreza energética surgiu para definir a incapacidade do indivíduo adquirir os serviços de energia para atender as necessidades básicas.

Soluções inovadoras minimizam problemas de moradia da população de baixa renda

Neste exato minuto, um terço da população mundial está morando em favelas e assentamentos informais, em áreas urbanas.

Estamos prontos para a retomada?

Como fazer? Essa é a questão que precisa ser considerada pelos agentes transformadores do mercado e da sociedade em um momento como este.

Uma ameaça invisível do Covid-19

Vivemos um momento crítico e sabemos que a única forma de controle do Covid-19 é restringir a circulação das pessoas para evitar o esgotamento do Sistema de Saúde.

O que a construção civil pode aprender com a crise do Covid-19?

A crise que estamos enfrentando na luta contra a pandemia da Covid-19 tem sido muito dolorosa.

Investimento social privado em prol dos negócios sociais: o case do Lab Habitação

Financiar soluções sustentáveis para habitações para população de baixa renda é uma das frentes do Instituto Vedacit.

Receba os nossos

CONTEÚDOS

Estudos, artigos, inscrições para eventos e programas . Fique por dentro dos nossos conteúdos sobre habitação, empreendedorismo e impacto social!

COALIZÃO

  • Realizadores:

  • Parceiros:

  • Logo: Instituto Vedacit
  • Logo: Tigre
  • Logo: Votorantim Cimentos, a vida é feita para durar
  • Apoiadores:

  • Logo: Caixa
  • Logo: CAU/BR Conselho de Arquitetura e urbanismo
  • Logo: Vivenda, a mudança vem de dentro
  • logo: habitat para a humanidade Brasil
  • logo: Instituto Igua

SEJA UM(A) EMPREENDEDEDOR(A) OU UM(A) INTRAEMPREENDEDOR(A) E AJUDE A TRANSFORMAR O SETOR

Está empreendendo e quer gerar impacto positivo no setor?

Conheça o nosso programa de aceleração de curta duração: Lab Habitação e Moradia

Quer saber mais sobre os desafios do setor e oportunidades para gerar impacto social?

Faça o download gratuito da nossa Tese de Impacto Social em Habitação

Quer conhecer cases de negócios que estão gerando impacto positivo no setor?

Confira os negócios destaques do nosso programa.

Quer investir ou apoiar um negócio de impacto social no tema?

Mande um e-mail para artemisia@artemisia.org.br

Quer fazer parte dessa coalizão?

Mande um e-mail para artemisia@artemisia.org.br

NA MÍDIA