Realizadores:

Parceiros:

Apoiadores:

Sobre o programa

O Lab Habitação e Moradia é um programa gratuito de aceleração de curto prazo que irá potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação.

Realizado pela Artemisia e Gerdau, o programa conta com o apoio do Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos, CAIXA e CAU/BR e tem o objetivo de fortalecer soluções de impacto que ajudem a tornar as moradias de milhares de brasileiros e brasileiras mais salubres, dignas e confortáveis.

Serão selecionadas até 15 startups para uma jornada de 5 semanas, que conta com workshops presenciais e encontros online que focam no refinamento do modelo de negócio e do impacto social das soluções.

Desafios do setor

A moradia tem papel fundamental na vida das pessoas. Transformar o morar em algo seguro, digno, confortável e saudável tem um poder transformador e pode impactar de forma transversal e positiva a vida de indivíduos, famílias e a cidade como um todo.

Porém, uma grande parcela da população brasileira ainda está distante de ter uma habitação adequada. São diversos e complexos os desafios enfrentados pelas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica:

⅓ da população

mundial urbana vive em favelas e assentamentos informais.

7 milhões é o déficit

habitacional quantitativo no Brasil (sendo 87,7% em áreas urbanas).

11 milhões das casas

já construídas não proporcionam condições desejadas de habitação.

9 milhões de moradias

carece de pelo menos um serviço de infraestrutura

45% da população

não possui esgotamento sanitário adequado e 16,5% ainda não é atendida pela rede de abastecimento de água.

Acreditamos que negócios inovadores podem contribuir para mudar esse cenário. Se você está empreendendo no setor e quer gerar impacto social, inscreva-se já!

O QUE BUSCAMOS

Buscamos negócios com soluções que possam gerar impacto positivo dentro dos seguintes temas:

Acesso a Frutas

Acesso à moradia de qualidade

Soluções que qualifiquem a moradia da população de baixa renda, com acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca, etc.

Acesso a Refeições

Acesso A microcrédito habitacional

Soluções que facilitem o acesso a crédito imobiliário com taxas acessíveis, podendo também auxiliar no pagamento de reformas na moradia.

Produção

Reformas habitacionais

Soluções que auxiliem a população de baixa renda a conseguir reformar suas moradias de forma acessível e desburocratizada.

Armazenamento

Gestão de condomínios de habitação popular

Soluções que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas.

Apoio

Água e Saneamento

Soluções que promovam acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos.

Prevenção

Energia

Soluções que visem gerar eficiência energética, consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia.

Educação nutricional

Empregabilidade na construção civil

Soluções que ampliem oportunidades de trabalhadores da construção civil e qualifiquem a mão-de-obra.

regularização fundiáriA

regularização fundiáriA

Soluções que apoiem a regularização de famílias em ocupações irregulares e diminuam custos com burocracias do processo.

Prevenção

Infraestrutura e melhoria do espaço público

Soluções que promovam a qualificação dos espaços públicos no entorno de moradias populares, com propostas de lazer, atividades físicas, benfeitorias etc.

Prevenção

Inovação na construção civil

Soluções que inovem a construção civil, gerando eficiência na produção, desenvolvimento de novos materiais e métodos produtivos, etc.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável RELACIONADOS


  • Erradicação da pobreza
  • Erradicação da fome
  • Saude de qualidade
  • Consumo e produção
  • Consumo e produção

Para
quem é?

Buscamos empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores focados no setor de Habitação e queiram gerar impacto positivo.

Toda metodologia foi planejada para potencializar soluções que já tenham, pelo menos, um protótipo desenvolvido em fase de validação de proposta de valor e de modelo de negócio, e que tenham potencial e intencionalidade de gerar impacto social positivo.

Acreditamos que a mudança só acontece quando todos e todas fazem parte da solução, e por isso, buscamos diversidade em nosso programa. Empreendedores(as) de diferentes regiões, raças, credos, gêneros e orientação sexual são mais que bem-vindos(as) em nosso processo seletivo.

Confira os critérios de seleção

IMPACTO SOCIAL

Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas à habitação para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda (ou com potencial).

Perfil do empreendedor e equipe

Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

Estágio de maturidade

Negócios com protótipo ou produto/serviço desenvolvido em fase de validação de proposta de valor.

Potencial de inovação

Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população brasileira de baixa renda.

POR QUE
PARTICIPAR?

Os negócios selecionados serão potencializados com base na metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia - pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros(as) empreendedores(as) do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e Habitação.

Ao final do programa, os(as) participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados(as) para crescer e gerar impacto social no setor atuante.

Principais benefícios do programa

Icone 2

Refinamento do impacto social da solução e apoio na formatação do modelo de negócio.

Icone 5

Capital semente e acompanhamento personalizado para até 3 negócios que se destacarem ao longo do programa.

Icone 4

Conexão com especialistas em negócios de impacto social e habitação (mentores e líderes das empresas apoiadoras).

Icone 3

Acesso à curadoria de conhecimento – ferramentas e conteúdos - alinhada às necessidades do grupo de empreendedores.

Icone 1

Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio e do(a) empreendedor(a).

“O melhor programa que já vivenciei, com muitos desafios, aprendizado e interação.”

SoloPlásticos

“Melhor processo pelo qual já passei para crescer junto com meu negócio!”

Trinques

“Estrutura perfeita e conteúdo transformador.”

Ecolar

“Foi a aceleração que participamos que mais contemplou e entendeu a ideia de empreendedorismo social.”

Diosa

“Um programa que une conhecimentos importantes sobre negócios e valorização das relações e do time! Fórmula de sucesso na certa!”

Enguia

“Foi um programa que contribuiu muito para a consolidação do nosso negócio.”

Melbourne

Depoimentos

CRONOGRAMA

  • INSCRIÇÕES | Até 12 de Setembro
  • Aviso aos selecionados | 1 de Outubro
  • Workshops #1 | 10 E 11 de Outubro
  • Encontros Online | Outubro
  • Workshops #2 | 13 E 14 de Novembro
  • Acompanhamento dos Destaques | novembro/19 a fevereiro/20

Faça o download gratuito da Tese de Impacto Social em Habitação – análise setorial inédita que reúne informações sobre os desafios enfrentados quando o assunto é ‘moradia’ pela população em situação de vulnerabilidade econômica no Brasil e aponta as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva no tema. A análise foi desenvolvida pela Artemisia e Gerdau, em parceria com Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos e apoio da CAIXA e CAU/BR.

Faça o download aqui

TESE DE
IMPACTO SOCIAL
EM HABITAÇÃO

CORREALIZADORES

O Lab Habitação: Inovação e Moradia nasceu da união entre Artemisia e Gerdau, com parceria do Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos e apoio da CAIXA e CAU-BR.

Grandes organizações do setor de habitação se uniram a Artemisia, uma orgaização da sociedade civil, com um propósito em comum: apoiar uma nova geração de negócios de impacto social que possam apoiar a mudança na vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, proporcionando dignidade, autoestima e qualidade de vida.

A Artemisia busca parcerias com outras organizações que compactuam com a visão de que negócios são capazes de melhorar a vida de milhares de pessoas e que são referências em seus setores de atuação - como é o caso da Gerdau, Instituto Vedacit, Grupo Tigre e Votorantim Cimentos - de forma que possam potencializar o trabalho de apoio aos de negócios de impacto social.

Acreditamos que só por meio de conexões transformadoras é possível criar soluções efetivas para os desafios que enfrentamos hoje em nossa sociedade. Partilhamos a crença que negócios de impacto social podem trazer inovações para amenizar os problemas enfrentados pela nossa sociedade. E acreditamos que, mais do que apoiar negócios com soluções focadas em habitação de forma isolada, é preciso colaborar com o fortalecimento setorial para alcançar a transformação necessária em nosso país.

Acreditamos que

Habitação é uma temática urgente para o desenvolvimento de nossa sociedade, pois está estreitamente ligada à qualidade de vida e saúde da população.

Tornar uma casa insalubre ou irregular em um ambiente seguro, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente pessoas, famílias e o bairro como um todo.

Empreendedores(as) com soluções inovadoras e escaláveis é um dos atores que podem impactar positivamente o setor de habitação.

“É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Empreendedores(as) de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas aos desafios de moradia que afligem a população mais vulnerável economicamente. Iremos apoiar essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”.

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia

“Negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. Buscamos empoderar pessoas e negócios interessados em transformar o dia a dia da população brasileira”

Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços Brasil

Logo Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 400 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 170 negócios de impacto social. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo.
www.artemisia.org.br

Logo Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
www.gerdau.com

Parceiros

Apoiadores

Faq

Sobre o Lab Habitação: Inovação e Moradia

É um programa gratuito de aceleração de curto prazo que tem o objetivo de impulsionar negócios de impacto social na área de habitação que estejam em estágio inicial. Tem por objetivo apoiar os(as) empreendedores(as) a avançarem em um curto período de tempo, fortalecerem seus modelos de negócio e ampliarem as possibilidades de geração de impacto social.

Dessa forma, o programa é um instrumento para apoiar uma nova geração de negócios de impacto social que contribuem com soluções voltadas aos principais desafios dentro de um setor crítico para a população em situação de vulnerabilidade econômica. A intenção é que, no médio/longo prazo, estes negócios apoiados pelo programa estejam fortalecidos, podendo assim, impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros e brasileiras.

No período de cinco semanas de aceleração, oferecemos ferramentas e conhecimento para que as startups avancem mais rapidamente, com base na metodologia exclusiva da Artemisia - organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Os(as) empreendedores(as) participam de encontros presenciais e webinares e são conectados a mentores altamente qualificados, especialistas de negócios, além de outros(as) empreendedores(as) do setor.

Os encontros presenciais do programa acontecem em São Paulo/SP nos dias 10 e 11 de outubro e 13 e 14 de novembro. Os locais empreendedores(as) selecionados(as) receberão a confirmação do local pela equipe Artemisia, após confirmação de aprovação.
Não. Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, mas buscamos empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil.
Basta preencher o formulário de inscrição até o dia 12 de setembro, com o máximo de informações sobre seu negócio. Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemisia até 1 de outubro. Para garantir a vaga no programa, os(as) empreendedores(as) selecionados(as) deverão confirmar a participação até 24 horas após o envio do resultado oficial.
A participação no programa é gratuita. Os custos são subsidiados pelas organizações apoiadoras. Em contrapartida, os(as) empreendedores(as) participantes devem enviar indicadores internos de seus negócios para monitoramento da Artemisia pós programa. O objetivo da ação é acompanhar o desenvolvimento dos negócios após passagem pelo programa. Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.
A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre os(as) sócios(as). Caso seu negócio seja selecionado, poderão participar até 2 empreendedores(as) no programa.
Sim. O programa é focado em empreendedores(as) que tenham soluções em desenvolvimento ou já lançadas no mercado. Buscamos negócios em estágio inicial, com protótipo em fase de testes até produto/serviço já rodando em etapa de validação de proposta de valor e modelo de negócio. Exceções serão avaliadas caso a caso.

Impacto social – Negócios que ofereçam produtos ou serviços para resolução (ou com potencial para resolução) de questões relacionadas aos desafios da habitação no Brasil, com foco na melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda.

Perfil do(a) empreendedor(a) e equipe – Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala: Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas das classes C D e E.

Estágio de maturidade: Negócios com protótipo ou produto/serviço desenvolvido em fase de validação de proposta de valor e de modelo de negócio.

Potencial de inovação - Capacidade de entregar soluções inovadoras com potencial de promover saúde e qualidade de vida para população de baixa renda brasileira.

* É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencialmente.

Selecionaremos até 3 negócios que se destacarem no processo para receberem capital semente e acompanhamento personalizado pós programa.
Não há previsão de edições em diferentes cidades nesse momento.
Temos uma metodologia própria, diferente de outros programas de aceleração. Por isso, não temos restrições caso você já tenha sido acelerado(a) antes. Queremos te conhecer!