Logo Artemisia Lab Saúde
Artemisia Samaritano

O PROGRAMA

O Artemisia Lab Promoção da Saúde e Prevenção é um programa gratuito de aceleração de curto prazo da Artemisia, realizado em parceria com a Associação Samaritano que irá impulsionar negócios de impacto social com soluções inovadoras focadas na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Serão selecionados até 15 negócios em estágio inicial para uma jornada de 6 semanas. O programa conta com workshops presenciais e encontros online, tendo como base a metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia – organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil.

DESAFIOS DO SETOR

As doenças crônicas não transmissíveis – DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas, entre outras) representam um dos grandes desafios de saúde pública no Brasil e está entre as principais causas de morte no país, muitas delas, prematuras.


Essas são enfermidades que podem ser prevenidas ou controladas com diagnóstico precoce, hábitos saudáveis e monitoramento constante. Soluções focadas em endereçar desafios do setor podem apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) – em especial, o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), que trata de: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

+57 milhões

de brasileiros - 40% da população acima dos 18 anos - têm alguma doença crônica não transmissível.

73%

das mortes no Brasil ocorreram por consequência das DCNTs, sendo mais prevalente entre pessoas de baixa renda.

1 a cada 5

brasileiros sofre de obesidade e apenas 24,4% dos brasileiros seguem as recomendações da OMS para uma alimentação saudável.

+US$ 7 trilhões

é a perda estimada em decorrência das DCNT entre 2011 e 2015 - considerando custos de saúde e perda de força de trabalho na economia.

70%

da população brasileira depende do SUS, sendo que, desde de 2014, 3 milhões de brasileiros perderam seus planos de saúde.

Determinantes sociais

como maior exposição ao desemprego, piores condições de trabalho, habitações insalubres e dificuldade de acesso aos serviços públicos agravam as DCNT, assim como momentos de crises econômicas e sociais.

Acreditamos que negócios de impacto social são uma forma inovadora de endereçar parte desses desafios, que hoje afetam a vida de milhões de brasileiros. Se você está empreendendo no setor e quer gerar impacto social, inscreva-se já!

Inscrições Abertas!

Para
quem é?

Buscamos empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil que tenham soluções inovadoras que atuem na promoção da saúde e na prevenção de doenças - com foco nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Toda metodologia foi planejada para potencializar negócios que já tenham seus protótipos desenvolvidos, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade de gerar impacto social positivo.

CONFIRA OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

IMPACTO SOCIAL

Negócios que ofereçam produtos ou serviços que atuem com a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, com foco no impacto positivo a públicos vulneráveis e de baixa renda.

PERFIL DO(A) EMPREENDEDOR(A) E EQUIPE

Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

Potencial de escala

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

Estágio de maturidade

Startups com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios.

Potencial de inovação

Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população brasileira de baixa renda.

Acreditamos que a mudança só acontece quando todos e todas fazem parte da solução, e por isso, buscamos diversidade em nosso programa. Empreendedores(as) de diferentes regiões, raças, credos, gêneros e orientação sexual são bem-vindos(as) em nosso processo seletivo.

As startups selecionadas serão potencializadas com base na metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia - pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros(as) empreendedores(as) do setor e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e Saúde.

Ao final do programa, os(as) participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados (as) para crescer e gerar impacto social no setor atuante.

POR QUE
PARTICIPAR?

Principais benefícios do programa

Icone 1

Metodologia Artemisia que une teoria e prática com foco no que é essencial ao desenvolvimento do negócio e do(a) empreendedor(a).

Icone 2

Refinamento do impacto social da solução e apoio na formatação do modelo de negócio.

Icone 3

Acesso à curadoria de conhecimento – ferramentas e conteúdos - alinhada às necessidades do grupo de empreendedores(as).

Icone 4

Conexão com especialistas em negócios, impacto social e Saúde (mentores da rede Artemisia e Associação Samaritano).

Icone 5

Possibilidade de capital semente de até R$ 20 mil e mentorias extras para até 3 negócios que se destacarem ao longo do programa.

Icone 5

Selecionados(as) passam a fazer parte da Rede Artemisia e terão acesso permanente à equipe e eventos da Artemisia no setor de saúde

O QUE BUSCAMOS

Startups com soluções que possam gerar impacto positivo dentro dos seguintes temas, relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis:

Acesso a Frutas

DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DIABETES

Soluções para prevenção, identificação, monitoramento ou apoio no tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares - como hipertensão, hipertireoidismo, insuficiência renal, entre outras.

Acesso a Refeições

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Soluções para prevenção, identificação, monitoramento ou apoio no tratamento das principais doenças respiratórias - como asma, bronquite, enfisema, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), entre outras.

Produção

CÂNCER

Soluções que tragam acesso a informações que reduzam a exposição aos fatores de risco, detectem de forma mais rápida as doenças pré-malignas para início do tratamento ou tecnologias que apoiem o monitoramento e tratamento da doença.

Educação nutricional

SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E IDOSO

Soluções para prevenção, identificação, monitoramento ou apoio no tratamento das principais doenças que afetam esses grupos de risco.

Armazenamento

SAÚDE MENTAL

Soluções para prevenção, identificação, monitoramento ou apoio no tratamento de problemas relacionados à depressão, ansiedade, estresse, entre outros.

Apoio

COMBATE AO SEDENTARISMO

Soluções que incentivem o aumento da prática de exercícios físicos, adaptadas à realidade da população de baixa renda.

Prevenção

INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Soluções que incentivem hábitos saudáveis para mudanças de rotina alimentar e suporte para a reeducação nutricional a um preço acessível.

Prevenção

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Soluções tecnológicas que tragam melhorias e agilidade aos serviços de saúde, diagnóstico, exames, tratamentos e eficiência para hospitais, pacientes e médicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável RELACIONADOS


  • Saude de qualidade

CRONOGRAMA

  • INSCRIÇÕES

    Até 15 de abril
  • Aviso aos
    selecionados

    03 de maio
  • Workshop
    presencial #1

    23 e 24 de maio
  • Encontros
    online

    junho
  • Workshop
    presencial #2

    4 e 5 de julho
  • Acompanhamento
    destaques

    Até novembro

*É essencial a disponibilidade de pelo menos um(a) representante do negócio para participar de todos os dias presenciais de formação.

Logo Artemisia Lab saúde

Empreendedores (as) do setor de saúde: queremos conhecer e apoiar suas soluções de impacto!

Buscamos startups focadas na promoção da saúde e prevenção de doenças, com foco nas DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) para serem potencializadas.

CORREALIZADORES

A Artemisia busca parcerias com outras organizações que compactuam com a visão de que negócios são capazes de melhorar a vida de milhares de pessoas e que são referências em seus setores de atuação - como a Associação Samaritano - de forma que possam potencializar o trabalho de apoio aos de negócios de impacto social. Partilhamos a crença que negócios podem trazer inovações escaláveis para desafios de saúde enfrentados pela nossa sociedade.

Acreditamos que

Saúde é um dos setores críticos no Brasil e demanda atenção urgente.

A população de baixa renda é a parcela mais afetada pela falta de acesso a serviços de qualidade e de baixo custo.

Empreendedores(as) com soluções inovadoras podem complementar e qualificar a atuação pública e fazer parte da resolução dos principais desafios do setor.

Logo Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 130 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Só nos últimos 5 anos já apoiou 40 negócios no setor de Saúde.

artemisia.org.br
Logo Samaritano

A Associação Samaritano é uma organização filantrópica independente que se dedica à prevenção de doenças e à promoção da saúde no Brasil. Ao longo de 122 anos, operou um hospital filantrópico em São Paulo, de mesmo nome, que se tornou referência. Tem como missão apoiar iniciativas transformadoras de prevenção e promoção de saúde que impactem a qualidade de vida dos brasileiros.

asamaritano.org.br

Faq

O que é o Artemisia Lab?

Programa de aceleração de curto prazo desenvolvido pela Artemisia para impulsionar negócios de impacto social que estejam em estágio inicial. Tem por objetivo apoiar os(as) empreendedores(as) a avançarem em um curto período de tempo, fortalecerem seus modelos de negócio e ampliarem as possibilidades de geração de impacto social.

O programa – que tem uma metodologia exclusiva pensada para os principais desafios do início da jornada empreendedora - conta com edições temáticas correalizadas com organizações referências em suas áreas de atuação para apoiar negócios em setores críticos ou regiões geográficas em que o número de negócios ainda é incipiente, frente aos desafios de nossa sociedade. A intenção é que no médio/longo prazo estes negócios apoiados estejam fortalecidos, podendo assim, escalar suas soluções e impactar milhares de brasileiros e brasileiras.

Basta preencher o formulário de inscrição até o dia 15 de abril de 2019, com o máximo de informações sobre seu negócio. Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemisia até 03 de maio de 2019. Para garantir a vaga no programa, os (as) empreendedores (as) selecionados deverão confirmar a participação até 24 horas após o envio do resultado oficial.
Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, nos dias 23 e 24 de maio e 4 e 5 de julho.
Não. Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, mas buscamos empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil. É essencial a disponibilidade de pelo menos um representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencialmente
A participação no Artemisia Lab é gratuita e totalmente equity free (sem participação societária). Em contrapartida, os(as) empreendedores(as) participantes devem enviar indicadores internos de seus negócios para monitoramento da Artemisia pós programa. O objetivo da ação é acompanhar seu desenvolvimento após passagem pelo programa. Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.
A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre os(as) sócios(as). Caso o negócio seja selecionado, poderão participar até 2 empreendedores(as) de cada negócio.
Sim. O Artemisia Lab é focado em empreendedores(as) que já tenham negócios em andamento. Buscamos startups em estágio inicial, já com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, em fase de teste de proposta de valor e modelo de negócio. Exceções serão avaliadas caso a caso
Selecionaremos até 3 negócios que se destacarem no processo que poderão receber um capital-semente de 20 mil reais cada, além de mentoria extra após o programa.
Não há previsão de edições em diferentes cidades nesse momento.